Todos os dias chovendo ou fazendo sol Antônio de Barros Formiga acorda por volta das 4:00h, prepara dois tipos de mingau, e mungunzá, enche os recipientes do seu carrinho, e segue em direção ao bairro do Comércio. No caminho ele percebe que por volta de 5:30h quase toda a cidade já acordou e começa a respirar trabalho.

Ambulantes
Foto: Roberta Peleteiro


Os ônibus passam cheios,usuários sobem e descem nas estações, enquanto o homem grita que o jornal é apenas R$0,50 "fique bem informado, com apenas uma moedinha" avisa. Os ambulantes vendem de tudo: balas, água de coco, lanches rápidos, café e achocolatado...tudo 'de passagem' para não perder a hora de bater o ponto na empresa. Ao lado do SETPS um vendedor prepara cuidadosamente sua barraca de peças íntimas. O moço sempre prestativo informa que aquela fila é apenas para recarga de cartão de transporte.

A essa hora a fila do SIMM o Serviço Municipal de Intermediação de mão de obra também já está cheia. sim até os que estão em busca de trabalho acordam cedo, Nas Faculdades os funcionários abrem as portas para receber discentes e docentes como diz o cantor Gabriel Pensador* "Tá pensando que o baiano é o quê? tá pensando que eu não trabalho? você vá na Bahia pra ver ou na casa do baiano para saber"




*O trecho da música usado no texto é do cantor e compositor Gabriel Pensador e foi gravada originalmente pela banda Chiclete com Banana no álbum Bem querer de 1998


                                                                                                       Roberta Peleteiro

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 Posted in | , | 1 Comments »

One Responses to "Preguiçoso, Eu?!"

  1. Unknown says:

    Ótima crônica,bem legal o texto,alias todos os seus textos foram bem legais..sucesso!

Write a comment