"Quem viu os incêndios de 1969 e 1984 não acreditou que o Mercado Modelo fosse se recuperar da total destruição".Com essa frase o comerciante Abdala Neto,um dos logistas mais antigos do Mercado Modelo, refere-se a um dos grandes responsáveis pelas transformações sofridas pelo mercado. Em 98 anos de existência o Mercado, só superou seu último incêndio ocorrido em 1984 graças ao então Governador João Durval e o Político Antônio Carlos Magalhães, sendo devolvido ao uso fruto da população em Dezembro do mesmo ano.


Vista do fundo do Mercado Modelo
Foto:Mileide Silva


         Hoje o Mercado Modelo nada lembra o velho Centro de Abastecimento da Cidade baixa tornando se um importante centro turistico e cultural. Cituado na época entre a Alfandega e o Largo da Conceição, era um centro comercial onde adiquiria-se intens variados. Com uma rampa que ia do Mercado até o antigo Porto dos Saveiros que atravessavam a Baia de todos os Santos.
Vista Frontal do Mercado Modelo 



  Sofrido aproximadamente cinco incêndios em todo o periodo de existência o local sempre foi visitado por personalidades ilustres, que ao visitar a Cidade de Salvador não coseguiam passar despecebido a existência de tão importante patrimônio. Dentre seus visitantes famosos destacam-se a Rainha Elizabete ll, o escritor Pablo Neruda e Jean-Paul Sartre.


           Hoje abriga cerca de 273 lojas, dentre elas a loja dirigida por Abdala Neto, sendo criado por Pai e Avô que também foram comerciantes locais, assim como  Abdala Neto.
           As demais lojas comercializam desde artesanatos até lembranças da Bahia tendo suas dependências externas locadas para Restaurantes de culínaria típica.



                                                           
                                                                    
                                                                                                          Mileide Silva

domingo, 5 de dezembro de 2010 Posted in | , , , | 3 Comments »

One Responses to "As Transformações do Mercado Modelo"

  1. Roberta says:

    O lead usado foi o de Citação

  1. Laly Oliveira says:

    um blog bem interessante,adorei principalmente por que frequento o comércio e o mercado modelo.Já vai pra minha lista de blogs.Parabêns

  1. antonielladevanier says: Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Write a comment